terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pedagogia tudo sobre essa profissão

Pedagogia
Tudo sobre esta “Profissão”
Corpo Diretivo da AUNIPEDAG.BR
Editorial
O que é Pedagogia?
É a área de at uação cient íf ica que t rat a
dos princípios, f undament os, mét odos,
t écnicas do ensino e sua avaliaç ão. A plica-se
no exercício do magist ério e na
administ raç ão-gest ão de escolas, além de
conduzir os assunt os educacionais em
dif erent es segment os na sociedade.
Corpo Diretivo da
AUNIPEDAG.BR
Profa. Wania Maria Madeira da Fonseca
Presidente
Profa. Lia Milan
Vice-Presidente
Profa. Mara Lea Simões Paiva
Diretora de Eventos
Prof. Daniel Steve da Silva
Projeto Gráfico
Regina Célia Cazaux Haydt (1994) af irma
ser a Pedagogia: “o est udo sist emát ico da
Educaç ão, consist indo na r ef lexão sobre
dout r inas e os sist emas de educaç ão”.
Consider a ainda que: “a pedagogia pode ser
conceit uada como a ciência e a ar t e da
Educaç ão”.
Pedagogo (a)
Ser Pedagogo era:
* Na Antiguidade o servente ou escravo, que acompanhava as
crianças às escolas.
* Na Idade Média, os estudantes pobres que serviam de
preceptores (encarregados de instruir) os filhos dos donos das
casas.
Com o tempo esses “pedagogos” foram reunindo as crianças em uma
espécie de escola particular, semelhante a um jardim da infância,
O Pedagogo passou a ser o sinônimo de mestre-escola.
Hoje ser Pegagogo é:
* saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de
raça, sexo, religião ou outra;
* dotar-se de saberes científicos para aplicá-los ao
desenvolvimento dos indivíduos, à sociedade, acreditando no
mundo e na vida;
* ser responsável pelo berço da cidadania e não apenas ser
Professor (a), Mestre, Tio (a), Coordenador (a), Supervisor (a),
Orientador (a) ou Dono de escola;
* apontar caminhos para as diferentes profissões, que se
apresentam no mercado de trabalho;
* acolher professores, pais e comunidade na busca de qualidade de
vida e de ensino.
* ir além dos muros da escola, atendendo às necessidades de
diversos setores como empresas, ONGs, hotéis, hospitais,
brinquedotecas etc.
* ter atuação suprapartidária, sendo um profissional da
interdisciplinaridade e generalista.
* É olhar para o amanhã, formando futuros cidadãos.
SER PEDAGOGO REQUER CONHECIMENTO, DEDICAÇÃO,
CONFIANÇA E PERSEVERANÇA!
O Pedagogo preocupa-se em garantir o ensino-aprendizagem de boa qualidade. Esse
profissional pode atuar em diversos campos de trabalho:
-nas empresas, no setor de recursos humanos;
-nos hospitais, nas classes hospitalares;
-nas bibliotecas, brinquedotecas, ONGs, igrejas e
diferentes comunidades;
-no magistério da educação infantil;
-nos anos iniciais do ensino fundamental;
-na educação de jovens e adultos;
-na educação a distância (tutoria, professor, coordenador etc.);
-na administração-gestão escolar, no gerenciamento e supervisão do sistema ou rede de ensino;
-na coordenação do trabalho pedagógico na escola;
-na orientação educacional dos alunos;
sempre pautando-se na pesquisa educacional.
Atuação do Pedagogo
(de acordo com a Resolução CNE/MEC. nº 1 de 15/05/2006)
Magistério da Educação Infantil
Magistério do Ensino Fundamental (anos
iniciais)
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio - Normal
Educação Profissional
Outras áreas
Profissionais da Educação (art.64)
EF
EI
SE
CP
ADM-GESTÃO
OE
OUTROS
EDU PROF
NORMAL
EJA
(Antigo magistério)
(Apoio pedagógico)
(Empresas, Igrejas, Ongs e outros)
(Administração-Gestão, Supervisão,
Coord. Pedagogica, Orientação Educacional)
O que faz um Pedagogo?
-na assessoria em editoras de livros didáticos e paradidáticos;
-revisor de revistas e periódicos especializados;
-na construção de softwares educativos.
Enfim, nós Pedagogos temos nas mãos
a grande responsabilidade de responder pela
área da educação, seja ela escolar ou fora dela,
apoiada na pesquisa e nos princípios científicos.
Nas escolas, o Pedagogo orienta e coordena
os professores, com objetivo de assegurar
a qualidade no ensino.
Também é o Pedagogo quem planeja e
verifica se os currículos estão sendo
cumpridos e se condizem com as leis
educacionais.
Acompanha e avalia o processo de
aprendizagem de cada aluno.
Trabalha com alunos que apresentam
necessidades especiais, auxiliando sua
inclusão na sociedade.
Atua na educação a distância.
Quais são os nossos desafios?
Na medida em que não temos uma regulamentação
que defina parâmetros de ação, de regras, ficamos
suscetíveis a mudanças que interferem diretamente em
nosso cotidiano, alterando nossa estrutura de trabalho,
nossos salários, nossa forma de atuar fora e dentro das
salas de aula.
Essas mudanças ocorrem pela falta de
reconhecimento da profissão de Pedagogo e consequente
desprezo pela sua participação efetiva nas decisões
educacionais. Ficamos nas mãos das políticas públicas em
Educação, nem sempre alinhadas com os fundamentos da
pedagogia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que
foram aprovadas em maio de 2006, pelo Conselho
Nacional de Educação e oficializadas pela Resolução
CNE/CP N. 1. definem princípios e condições de ensino e
aprendizagem, nos cursos de graduação em Pedagogia/
licenciatura. Se, de um lado, esse documento garante uma
boa formação ao Pedagogo, por outro lado, poderia vir a
enfraquecer os cursos de graduação. Explicaremos o
porquê. Veja por exemplo o artigo abaixo:
Art. 14. A Licenciatura em Pedagogia, nos termos dos Pareceres
CNE/CP n 5/2006 e desta Resolução, assegura a formação de
profissionais da educação prevista no art.64, em conformidade com
o inciso VIII do art. 3º da Lei nº 9.394/96.
§ 1º Esta formação profissional também poderá ser realizada em
cursos de pós-graduação, especialmente estruturados para este fim
e abertos a todos os licenciados.
Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção,
supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de
graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino,
garantida, nesta formação, a base comum nacional.
§ 2º Os cursos de pós-graduação indicados no § 1º deste artigo
poderão ser complementarmente disciplinados pelos
respectivos sistemas de ensino, nos termos do parágrafo único
do art. 67 da Lei nº 9.394/96.
O artigo acima está em consonância ao Art. 64 da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN
9394/96), conforme exposto abaixo:
Ao possibilitar o acesso de tantos outros
profissionais em suas diferentes formações à pósgraduação,
com o objetivo de conquistar o título de
gestores educacionais, aqueles que passam anos na
graduação buscando uma formação completa em todas as
áreas ligadas à educação, se veem em posição de
desvantagem diante daqueles que em um ano e, por vezes
obtendo uma formação superficial, passam a disputam
vagas no mercado de trabalho.
Devemos então lutar pelo reconhecimento de nosso trabalho,
pela segurança e acompanhamento pelo Conselho Nacional e Regionais
de Pedagogia garantindo a qualidade, quer seja no magistério da
educação infantil, no ensino fundamental, na gestão educacional, na
educação continuada ou em outra área específica do Pedagogo,
profissional então graduados em Pedagogia.
A Associação Universitária de Pedagogia do Brasil surgiu dos
Pedagogos da Associação de Pedagogia da Prefeitura do Município de
São Paulo e de outros alunos e professores universitários, que atuam em
diversos pontos e capitais do Brasil, por não terem uma legislação própria
que os defenda e nem um grupo que os apoie.
Defendemos a regulamentação de nossa profissão, o que trará o
estabelecimento do Código de Ética e, em prosseguimento, a formação do
Conselho Nacional de Pedagogia, composto por Conselhos Regionais,
que permitirão um efetivo controle do exercício da profissão, em busca da
necessária qualidade na atuação do Pedagogo.
A Associação se disponibiliza a contribuir com as discussões,
encontros, fóruns acerca de questões ligadas à educação e formação dos
pedagogos, bem como envolver nosso quadro de associados formado por
professores universitários, profissionais da educação e grande número de
alunos dos cursos de Pedagogia, nas questões e decisões relevantes
ligadas às políticas pública e ao desenvolvimento de qualidade da área
pedagógica, em conformidade com as DCNs.
O que é a AUNIPEDAG.BR?
A Associação está situada à Avenida Paulista, número
1471 3° andar, cj. 306, São Paulo, Capital, registro 07.747.233/0001-
00, e possui espaço para formação de profissionais da área de
educação, cursos, palestras, contando com a participação de
diferentes e gabaritados profissionais na administração destes
eventos.
Conheça nosso site
www.aunipedagbr.com.br
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em
Pedagogia/Licenciatura. Resolução CNE/CP N.1 de 15 de maio de 2006.
HAYDT, Regina Célia C. Didatica Geral. São Paulo: Editora Ática, 1994.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394 de 1996.

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